Rádio Comunitária Legal x2i5

(49) 9 9135.3425
MENU
SC lança mutirão de mamografias em alusão ao mês da mulher

Saúde 4t947

SC lança mutirão de mamografias em alusão ao mês da mulher 286l

Objetivo é ampliar a oferta para aguarda na fila por exames g4u3i

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem 561a6p
Máximo 600 caracteres.
enviando
No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES) chama a atenção para as doenças que acometem o sexo feminino, entre elas o câncer de mama. Como parte das ações do governo estadual neste mês, a Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, e o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, irão promover mutirão de mamografias em pacientes que aguardam no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). 

As demais unidades vinculadas à pasta realizarão ações de cuidado à saúde da mulher também neste mês de março.  5dx3a

“Por orientação do governador Jorginho Mello, estamos atuando para enfrentar a fila de mamografias ampliando a oferta desses exames nas unidades próprias e reando recursos para os consórcios intermunicipais de saúde a fim de ampliar a oferta deste serviço. Quem tem câncer, tem pressa”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.

Em 2024, mais de 2,5 mil mulheres receberam o diagnóstico de câncer de mama e 167,2 mil mamografias foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as unidades habilitadas em oncologia realizaram 613 cirurgias da neoplasia no ano ado.

Tratamento 

A detecção precoce do câncer de mama é fundamental para aumentar as chances de tratamentos menos invasivos e com maiores taxas de sucesso. As mamografias são realizadas pelo SUS, via Atenção Primária à Saúde, com prestadores dos municípios e Consórcios de Saúde. Hospitais de gestão estadual que prestam serviços de saúde da mulher e possuem mamógrafos também realizam os exames. 

O SUS garante o gratuito a medicamentos, exames, internações e procedimentos necessários. Ao identificar um nódulo ou qualquer outro sintoma suspeito, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento. De lá, o paciente é encaminhado para realização de exames, entre eles a mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

FONTE/CRÉDITOS: Secom SC
Comentários: tv4p

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )