Rádio Comunitária Legal x2i5

(49) 9 9135.3425
MENU
Cigarrinha-do-milho: monitoramento aponta redução na incidência do inseto

Agro 206w2y

Cigarrinha-do-milho: monitoramento aponta redução na incidência do inseto 1k595z

A diminuição pode ser reflexo do manejo realizado pelo produtor na fase vegetativa da lavoura que se prepara para a safrinha 4g2b4m

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem 561a6p
Máximo 600 caracteres.
enviando

O 28º boletim do Programa Monitora Milho detectou uma diminuição na média de incidência da cigarrinha-do-milho em Santa Catarina. Para a pesquisadora da Epagri, Maria Cristina Canale Rappussi da Silva, responsável pelo levantamento, esta diminuição pode ser reflexo do manejo realizado pelo produtor na fase vegetativa da lavoura que se prepara para a safrinha.  355u59

Maria Cristina destaca que também foram encontrados menos insetos infectados durante a última semana. Segundo ela, este panorama também pode ser um reflexo do manejo inicial. “O produtor que plantou o milho safrinha não deve negligenciar o manejo da lavoura para impedir que insetos infectados que migram de lavouras mais velhas transmitam os patógenos nas fases iniciais do milho de segunda safra”, diz ela.

É importante que o produtor continue atento à incidência da cigarrinha no campo e realize o manejo químico ou biológico do plantio até V8 – V10, pois estes estágios são críticos em caso de transmissão. “Os sintomas dos enfezamentos são silenciosos e só serão observados ou quantificados na fase reprodutiva da lavoura”, salienta Maria Cristina. 

O programa Monitora Milho SC coleta e divulga semanalmente informações de todo o Estado, permitindo que o setor produtivo acompanhe a evolução da população de cigarrinhas e as infecções causadas por esses insetos. A média estadual de cigarrinhas encontradas por armadilha é de 105,6. Na última semana não foi detectada a presença do espiroplasma de enfezamento-pálido nem o vírus do mosaico estriado.

O ataque de cigarrinhas infectadas com os patógenos dos enfezamentos pode comprometer substancialmente a produção de lavouras de milho.

FONTE/CRÉDITOS: Secom SC
Comentários: tv4p

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )